Seja bem-vindo ao Fiction Twilight. Aqui você vai encontrar as melhores fictions interativas com personagens e atores da Saga Twilight e, agora, disponibilizando também fanfictions não-interativas. Caso queira publicar sua fanfic em nossa página, por favor leia as instruções. Qualquer dúvida, entre em contato conosco. Obrigada pela visita e boa leitura.
::: Staff :::

Musicalizando #2

em segunda-feira, 19 de setembro de 2011
 Hi, ficwriters!

Tô de volta com a nossa coluna Musicalizando e hoje vamos falar um pouco mais sobre como criar uma trilha sonora bacana para aquele trecho mara da sua história.

Saiba que existem várias maneiras de utilizar músicas nas histórias. Conheça agora os dois modos básicos de inserção de músicas nas fanfictions e acompanhe exemplos de como cada uma pode ser empregada.

1) Fundo musical: A música não interfere no enredo.
Duas horas e sete vestidos depois, o eleito: o vestido vermelho vinho com decote em V e alguns babadinhos que tem um ar lovely-chic, como a Nara o descreveu. Para compor o visual, resolvi usar o cabelo preso num coque desleixado com alguns fios ondulados caindo sobre os ombros. E também não pesei na maquiagem: apenas uma sombra perolada, rímel preto, blush e batom cor de pêssego.
Fiquei pronta com alguns minutos de sobra e coloquei uma música no pequeno som portátil. Parei em frente à janela do meu quarto, admirando a noite linda que fazia.
(*)
Nesta primeira situação a música é usada como fundo musical. Ela atua como um acessório para a história, o que faz dela algo que pode ser excluído, caso haja necessidade. Assim, o leitor pode optar por não ouvir a trilha, pois não interfere nos acontecimentos do enredo.

2) Recurso narrativo: A música faz parte da história e interage com os personagens. 
Sorri também e propus que ele tocasse uma música que ele conhecesse toda. Rob esticou o braço, alcançou o violão que estava sobre o suporte e começou a dedilhar. Suas mãos produziam uma delicada harmonia de sons a cada toque. Aos poucos, percebi a nova melodia que se formava: I'll be your lover, too. Junto com a melodia, a voz marcante de Robert dava tom à canção.
Era impossível não admirar a precisão com que ele dedilhava os acordes e a sensibilidade com que ele se deixava envolver pela música. Eu vi em seus olhos o prazer com que ele tocava e senti que eu estava certa quando o arrastei para tocar.
(*)

Note que aqui a canção tem grande participação na sucessão dos fatos. Sem ela, o leitor deixa de conhecer um pouquinho mais da cena e fica meio perdido.

Entendeu como você pode utilizar a música de muitas maneiras?
Basta lembrar que, em qualquer uma das situações, a trilha escolhida deve se encaixar ao trecho descrito, deve traduzir um pouco dos sentimentos dos personagens para guiar o leitor às emoções imaginadas pelo autor.

Na próxima semana vamos ver como uma mesma música pode ser usada de diferentes maneiras. Vai ser muito legal!
E vocês já sabem, a caixinha de comentários tá ali, bonitinha, só esperando as suas dúvidas, idéias, opiniões, críticas, receitas de bolo... rsrss... #aloka. Sério, não hesite em soltar o verbo, ok?
Beijocas e até segunda que vem.


* Trechos das fanfics Atores /Em andamento My Love Story e Dream with me.

0 comentários:

 
Tema base por Jana B. • Fiction Twilight: Musicalizando #2 • Mantido pelo Blogger