Seja bem-vindo ao Fiction Twilight. Aqui você vai encontrar as melhores fictions interativas com personagens e atores da Saga Twilight e, agora, disponibilizando também fanfictions não-interativas. Caso queira publicar sua fanfic em nossa página, por favor leia as instruções. Qualquer dúvida, entre em contato conosco. Obrigada pela visita e boa leitura.
::: Staff :::

Musicalizando - Dicas para trilhas sonoras de fanfics

em segunda-feira, 12 de setembro de 2011
Olá, ficwriters!

Sou a Denha, autora das fanfics My Love Story e Dream with me, e a partir de hoje, sempre às segundas-feiras, eu estarei postando dicas de como fazer a trilha sonora de suas fics. Aqui você verá que escrever fanfics com trilha musical não tem mistério, mas tem algumas dicas importantes que vão te ajudar na hora de montar a playlist que vai embalar a sua trama.
Então, todas prontas? Let’s go, girls!


Bom, pra começar você deve entender a diferença entre fanfic com trilha sonora e songfic.

Songfic é geralmente a definição dada a fanfictions que tem como inspiração uma música, como o próprio nome já diz – song, do inglês, canção, música; fic, abreviatura de fanfiction. Muitas vezes essas fics são Oneshots (apenas 1 capítulo).

Fanfictions com trilha sonora, por sua vez, são histórias elaboradas por fãs que utilizam músicas no texto. Ao contrário das Songfics, podem ser várias músicas e são inseridas no contexto para dar mais ritmo a história.

Aqui trataremos de explicar um pouco mais sobre este segundo gênero que é mais usado e, na minha opinião, mais difícil e mais interessante de se utilizar nas histórias. Depois, eu posso dedicar uma edição da coluna só para falar das Songfics.

Acredito que com essas definições agora dá pra perceber que a trilha musical é recurso adicional para melhorar a sua história. É uma maneira do autor conduzir o leitor ao estado de espírito da história (hein?). Aposto que tem um monte de gente dizendo: Não tô entendendo nada desse negócio de conduzir espírito!
Calma, gente, eu vou descomplicar com um exemplo da fanfic You’re my Destiny, da autora Aline Pattz.

Edward estava mais ousado e passional naquela noite, fazendo movimentos sinuosos e mais quentes. Suas pegadas eram fortes e precisas, seus movimentos seguros e ágeis e eu me entreguei completamente àquela dança. Minhas pernas se moviam quase involuntariamente, entrelaçadas às dele, fazendo movimentos sensuais quando requisitado. Nossos corpos ficaram muito colados naquela dança e nossos olhares eram intensos e muito profundos. Ele me afastava de seu corpo para me girar, mas logo em seguida me puxava com vigor para seus braços, encaixando-me ali antes de fazer outro movimento de pernas. Suas mãos frias seguravam com força meu corpo, o que me fez sentir uma mistura de sensações: segurança e proteção, desejo e excitação, deslumbramento e felicidade.


Você conseguiria identificar o tipo de música que a autora utilizou neste trecho da história? 
Nós percebemos que é uma música sensual e envolvente, e só com essa informação você poderia dizer que deve ser qualquer gênero de música latina.
Agora experimente ler o mesmo trecho ouvindo esta música:  http://www.youtube.com/watch?v=F6ndKZLrVTU&feature=related

Ouviu a música?
Perceba que agora você consegue imaginar a cena descrita pela autora com maior riqueza de detalhes, que consegue visualizar os movimentos do casal, pois você se deixou conduzir pela atmosfera musical e aliou a música ao texto.
O mesmo acontece quando você assiste a um filme, basta você pensar que a cena do pedido de casamento da mocinha se torna ainda mais apaixonante se houver uma música romântica ao fundo.
 
Na segunda-feira que vem, eu vou falar um pouco mais sobre como adequar uma música a um trecho da sua história.Se você tiver dúvidas e perguntas sobre este post, sinta-se a vontade para lotar a caixinha de comentários. 

Beijocas e até a próxima



AGRADECIMENTOS:
Aline Pattz - You're my Destiny.

FONTES:

1 comentários:

Aline disse...

Oi, amore!!!

Adorei sua coluna...e gostei de saber q toda segunda terá um post seu...hehehe....

Obrigada mesmo por usar minha fic como exemplo....e essa cena, ai ai..hehehe...sem contar q é um dos meus tangos favoritos...

Parabéns, miga...
Bjokas...Line

 
Tema base por Jana B. • Fiction Twilight: Musicalizando - Dicas para trilhas sonoras de fanfics • Mantido pelo Blogger